top of page
Buscar

Funcionário sofreu acidente fora do trabalho: o seguro empresarial cobre?”

  • Foto do escritor: Flavio Montanari
    Flavio Montanari
  • 17 de jul.
  • 2 min de leitura

ree
Situações inesperadas acontecem todos os dias. Imagine o seguinte cenário: um funcionário sofre um acidente em casa no final de semana e ficará afastado por 30 dias. A empresa deve pagar algo? O seguro empresarial cobre esse tipo de situação? Essa dúvida é comum — e a resposta depende de quais seguros a empresa contratou.

🛡️ O que o seguro empresarial cobre?

O seguro patrimonial ou de responsabilidade civil da empresa geralmente protege o patrimônio físico, o ambiente de trabalho e situações que envolvem terceiros durante a execução de atividades laborais. Porém, ele não cobre acidentes pessoais dos colaboradores fora do ambiente e horário de trabalho.

👥 Então, como proteger a equipe nesses casos?

Para ampliar a cobertura e garantir suporte ao colaborador — mesmo em acidentes fora do expediente —, a empresa pode contratar: Seguro de Vida em Grupo: cobre morte acidental ou natural, invalidez por acidente ou doença, assistência funeral e mais. Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo: cobertura mais básica, com foco em acidentes (inclusive fora do trabalho). Plano de Saúde Empresarial: dá acesso a atendimento rápido, exames e internações — reduzindo o tempo de afastamento.

📊 Dado relevante

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o número de afastamentos por acidentes e doenças cresceu mais de 14% entre 2022 e 2023 no Brasil. Isso afeta diretamente a produtividade e o custo operacional das empresas — especialmente nas pequenas e médias.

🎯 Benefícios de contratar seguros complementares

  • Redução de impactos no absenteísmo

  • Apoio financeiro ao colaborador e sua família

  • Rapidez no retorno ao trabalho

  • Custo acessível e previsível

Conclusão:O seguro empresarial protege o que está dentro da empresa.Mas para proteger quem faz sua empresa acontecer, é preciso olhar além.

🛡️ A Castell ajuda você a montar um portfólio de seguros que vai além da estrutura física e cuida também das pessoas.

Fontes:

  • ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

  • CNSeg – Relatórios de Risco e Seguros Coletivos 2023

 
 
 

Comentários


bottom of page